Escola Engenheiro Orlando Flores apresenta projeto “Africanidades”


14/10/2017 - 11:48


Escola Engenheiro Orlando Flores apresenta projeto “Africanidades”





 

No dia 23 de setembro, a E. E. Engenheiro Orlando Flores exibiu a culminância do projeto “Africanidades”, apresentando o resultado de trabalhos realizados em sala de aula relacionados às raízes da cultura brasileira que têm origem africana.

 

 

“Pensar em Africanidade é pensar em coletivo, em pessoas, em diversidade, em cooperação e comunidade. Assumir nossa africanidade é também se comprometer com a construção de um país mais justo e fraterno”, ressaltou a professora de Geografia, Marlúcia Magalhães Lima, autora da iniciativa.

 

 

 

O projeto inseriu-se na proposta da “Virada da Educação de Minas Gerais” (VEM) e, além de alunos, professores, comunidade e demais convidados, estiveram presentes o superintendente de Ensino da SRE Muriaé, Sandro Carrizo, e o coordenador do Sind-Ute/ subsede de Muriaé, Wesley Rodrigues.

 

 

 

 

 

 

 

 

Entre as apresentações, destacaram-se: a capoeira e a roda de samba do “Grupo Ficag” (coordenação de Babinha e do professor Sarará) e os grupos musicais “Esquadrão da Resistência” e “Teen Star”, que colocaram o público para dançar e cantar. Os números de dança ficaram a cargo das bailarinas Gabriele dos Santos e Naiara Lúcia (professora Janaína Frade), das alunas da “Oficina de Dança Vida e Arte do Movimento Pró-Cultura” (professora Josiane Valadares), e da “Companhia de dança Corpo e Alma” (professor David”.

 

 

 

Os alunos da E. E. Engenheiro Orlando Flores aderiram ao projeto “Africanidades” e empenharam-se na decoração, nos pratos culinários, nas pesquisas, nas apresentações de música e poesia. Professores, Direção, Supervisão e todos os funcionários também participaram ativamente. O evento foi finalizado com um belíssimo desfile “Estilo Afro”, que buscou valorizar a identidade do povo negro. Os aplausos foram garantidos, graças ao empenho dos alunos dos 6º e 9º ano que desfilaram, contando com dicas especiais da professora Rosane de Souza e com a consultoria dos alunos de Moda do IF Sudeste.

 

 

 

Ao final das apresentações, todos degustaram uma saborosa feijoada oferecida pela escola e preparada com todo o carinho pelas cozinheiras. Parabéns do Muriaé na Web à equipe escolar com nosso agradecimento ao envio e texto da professora Andréa Oliveira!








Nome: Andréa Aparecida de Oliveira
Postado no dia 14/10/2017 - 15:58
Cidade: Muriaé-MG

Obrigada pela matéria, Tânia! Foi uma manhã linda, entre alunos, funcionários da escola e comunidade!









Busca
 

Aniversariantes do dia
Elisângela Simão
 

Instagram @muriaenaweb

Use a tag #muriaenaweb e venha para nossa galeria


 

Click da Xereta

 

Federação Brasileira de Colunistas Sociais

 

 

Blogs e Colunas




Início
Xereta
Girando
Orgulho da terrinha
Destaques
Saudade da terrinha
Quem foi
Fui lá
Fiquei sabendo
Vai acontecer
Fiquei sabendo
Aniversários
Dicas úteis
Contato


EQUIPE - CONTRATE-NOS - ANUNCIE - CONTATO